quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como? Pode repetir?

Hoje fui pagar os livros escolares da minha filha. 340 euros. Não, não perceberam mal. TRE-ZEN-TOS E QUA-REN-TA EU-ROS. Isto sem o restante material escolar, como capas, cadernos e folhas. E não me venham com histórias que a conta poderia ser bem mais barata. Para cada disciplina há três livros. Dois volumes com a matéria propriamente dita e um outro com actividades. A conta poderia - e deveria - ser bastante mais reduzida se, pelo menos, o tal caderno de actividades não existisse. Lá vamos nós com a velha história de "no meu tempo", mas é mesmo isso. No meu tempo não havia livros de actividades. Os professores davam-nos fotocópias com exercícios ou colocavam-nos nos quadros e nós passávamos para os nossos cadernos. Além de serem um peso brutal na conta bancária tornam-se um peso também para as crianças, que têm que carregar aqueles monos para a escola e na maior parte dos casos nem sequer são tão utilizados assim. Fazendo as contas, sem estes livros, a conta desceria mais de 100 euros.
O negócio é bom para as editoras, mas não percebo como as escolas colocam na lista de livros um caderno com exercícios que podiam muito bem serem elaborados pelos professores. Mas, há tanta coisa a dizer acerca deste assunto que não me chegariam 340 posts.

Sem comentários: