terça-feira, 25 de setembro de 2012

A escola mata a criatividade

A minha filha continua sem três professores. O director de turma não faz ideia de quando eles poderão chegar à escola. Pediu aos encarregados de educação que pressionassem a escola, a DREN, o Ministério. Uma mãe disse-lhe ainda por cima são disciplinas de estudo. Mas todas são de estudo, respodeu. Há disciplinas que são mais práticas, outras mais teóricas, mas todas são importantes. Há alunos que só vêm à escola porque gostam de Educação Física e de Educação Visual. Às vezes, conseguimos que se interessem pelas outras por causa do desporto e das artes. Porque não há-de ser considerado bom aluno aquele que tem boas notas a estas disciplinas, bem como a Educação Musical, por exemplo? Por que só é bom aluno aquele que tira 5 ou 20 a matemática? Além disso, e referindo-me à Educação Física em particular, o ministro tirou uma hora desta disciplina. Em vez de três horas, uma hora num dia e duas noutro, os meninos têm dois dias com uma hora cada. Sinceramente, considero isto criminoso, retirar a crianças em desenvolvimento, que muitas vezes só praticam desporto na escola (e não, correr com os amigos atrás de uma bola não é desporto, é brincar) a possibilidade de aprenderem e aperfeiçoarem diferentes modalidades é criminoso.
A este propósito, lembrei-me de um vídeo que vi há alguns meses, sobre como a escola mata a criatividade. É longo, mas é muito interessante.