terça-feira, 24 de julho de 2012

Gininha e Lurdinhas 01

- Não bebes, Gininha?
- Estou a beber, amiga. Até já tenho o copo vazio.
Entre as duas angolanas, o diálogo é o mesmo há mais de trinta anos. Lurdes, de pele mulata e gargalhada contagiante, gosta de companhia enquanto bebe as suas cervejas. O tempo não lhe revelou que a sua amiga só finge que gosta de álcool para não decepcioná-la, tendo sempre dois copos à sua frente, um de cerveja e um de refrigerante. Gina, de pele clara, cabelos loiros e abraços quentes, ludibria a sua melhor amiga bebendo de uma só golada os copos com a substância que tanto a desagrada, para sofrer tudo de uma vez.
A guerra atirou-as para uma cidade estranha, onde mulheres vestidas de preto se penduravam nas janelas para ver passar a vida dos outros. Naquela nova cidade era sempre Inverno, mesmo em Agosto, quando o sol aquecia a areia da praia e milhares de emigrantes regressavam à terra. Os amigos não frequentavam as casas uns dos outros e não se embebedavam ao som de Bonga.
- Gina, ainda tens cerveja? Ai tens? Mas vai buscar outra à tua amiga que estou cheia de sede.
Gina e Lurdes tiveram e têm vidas muito diferentes, apesar do amor que as une. São um
género de yin e yang, de super-herói e herói trágico, de pão e manteiga: só fazem sentido juntos, embora tão diferentes.
As pequenas rugas, o estômago já proeminente, as pernas cansadas, não deixam adivinhar a idade das duas amigas. Rindo e cantando, "Mariquinha, vem comigo pr'Angola", vivendo e chorando, sempre juntas, as duas mulheres que a guerra uniu ainda absorvem olhares masculinos e inveja feminina. Têm quase 60 anos e os corpos ainda se movimentam com a genialidade de outrora e quando as duas se juntam para dançar, todos se afastam para apreciar. Será a alegria de viver o segredo da juventude? Ou será que não procurar problemas onde não existem - porque eles encontram-nos quando querem, gostar das pessoas, deixá-las levar a bicicleta e só dramatizar quando a cerveja acaba, são as melhores vitaminas para a pele e para a alma?

Sem comentários: