sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dear 16 year old me

No final do Verão, e depois de algumas possíveis asneiras com o sol, este vídeo, já com um ano, mas actualíssimo.
Mini Oreo, não me faças amarrar-te com algemas na praia para te colocar protector. E não me digas que queres pôr óleo.
Obrigada


E agora algo mesmo mesmo importante

Não há nenhuma alminha que avise a Teresa Guilherme que com a cinta que ela coloca para fazer a Casa dos Segredos parece um boneco animado? E que a gordura sai por cima e que fica com refêgos nas costas?




Hospitais já fazem racionamento de remédios mais caros

Depois desta notícia, é juntar as receitas das nossas trisavós, com ervas, especiarias e rezas, para os tratamentos de cancro e HIV. A saúde, afinal, tem um preço.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O substituto de Gaspar


À noite

A luz pode ficar acesa. Gosto de olhar para ti enquanto te despes, espalhas o creme na pele e me contas o teu dia, detestas a tua colega nova, o teu chefe é incompetente, a tua amiga vai emigrar, a aula de ginástica deixou-te de rastos, qual será o futuro da nossa filha neste país, sem reparar que olho para ti embevecido. Passeias nua de um lado para o outro, falando, falando, com a naturalidade de quem aceita e gosta do seu corpo, com todos os defeitos e atributos que o tornam perfeito para mim. Ouço calado, atento às palavras e aos movimentos. Sorrio e perguntas o que foi? Nada. Gosto de ti.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tentar apanhar um avião sem levar o Bilhete de Identidade é uma coisa pouco esperta. Afinal, não vou ter saudades tuas. Vais dormir juntinho a mim nos próximos dias. Que bom.

Outras que andam de uniforme.

http://www.devilwearslouboutin.com/2012/04/diary-blue-jeans.html


http://www.blogdafernanda.com.br/Categoria/gastronomia/


http://www.crisvallias.com.br/tag/blusa-verde-linho-zara/


http://modaeuropa.com.br/blog/?p=981


http://misskrevelaro.com/page/9/


E aqui está uma pequena amostra do universo dos fashion blogs com originalíssimos colares da Zara. Se há uns anos atrás tinhamos uma peça gira e as pessoas ficavam a pensar onde a teríamos comprado e até poderíamos afirmar com convicção é da Pierre Cardin, hoje não é possível. Mesmo que a pessoa não tenha visto a peça na loja, de certeza que já tropeçou nela nalgum fashion blog, originalíssimos.



Ando de uniforme

Proliferam os blogues de moda. São mostradas as roupas da Zara, da Mango e da H&M. Têm 4857956 seguidores que comentam ai mas que linda, que original, nunca me teria lembrado. Bem, sempre vi com desconfiança o êxito de blogues que mostram as roupas diárias das suas autoras. Já aqui tinha referido esse facto. Hoje, dou continuidade a essa investigação exaustiva que pretende comprovar que, um dia não muito distante, andaremos todas de uniforme. Há uns anos atrás, uma moça ia à Zara, comprava os seus trapinhos e via na rua uma ou outra pessoa com peças iguais. Mas hoje, abre-se o computador e vemos um milhão de pessoas com peças iguais.

Ora, esta sou eu, originalíssima e excelente fotógrafa, como sempre:


Atentem no post seguinte.

Do dormir e da intimidade

As noites vão passar devagar. Vou acordar três ou quatro vezes. Estranho a falta do teu corpo, do toque e do calor da tua pele, da tua respiração. Sempre foi um sacrifício para mim partilhar a cama. Em criança recusava quando as amigas me convidavam para passar a noite na casa delas. Nunca percebi o obectivo da coisa. Afinal, dormir com alguém exige intimidade. Ressonamos, soltamos gases e acordamos com mau hálito, cara amassada e cabelo de leão. Nas novelas e nos filmes assim que acordam os actores e as atrizes atiram-se para a boca uns dos outros. Na vida real isso não é possível, todos o sabemos. É impensável alguém colocar a sua língua ou receber a de outra pessoa logo de manhã sem escovar os dentes. Por todos estes motivos e muitos outros, dividir a cama com alguém sempre foi um sacrifício para mim. Mesmo quando começamos a passar as noites juntos, confesso que também estranhei. Mas hoje, ai hoje... Gosto dos rituais antes de adormecermos, do dizer sempre até amanhã, do beijo, do abraço, dá-me só mais um, já chega, tenho sono, que chata. Gosto das manhãs, tentas sempre acordar-me lentamente, mas vendo que nunca resulta aumentas o som da televisão. Mais um bom dia, mais um abraço, beijo não, cruzes, coitado de ti, resmungo até ao chuveiro, água a 37 graus e bom trabalho. As noites vão passar devagar e as manhãs só vão fazer sentido porque serão sinal que o teu regresso está mais perto.
O governo conseguiu extinguir quatro fundações. Fantástico.



Not.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Perdoem a linguagem


 
Nuno Crato, Ministro da Educação

A escola mata a criatividade

A minha filha continua sem três professores. O director de turma não faz ideia de quando eles poderão chegar à escola. Pediu aos encarregados de educação que pressionassem a escola, a DREN, o Ministério. Uma mãe disse-lhe ainda por cima são disciplinas de estudo. Mas todas são de estudo, respodeu. Há disciplinas que são mais práticas, outras mais teóricas, mas todas são importantes. Há alunos que só vêm à escola porque gostam de Educação Física e de Educação Visual. Às vezes, conseguimos que se interessem pelas outras por causa do desporto e das artes. Porque não há-de ser considerado bom aluno aquele que tem boas notas a estas disciplinas, bem como a Educação Musical, por exemplo? Por que só é bom aluno aquele que tira 5 ou 20 a matemática? Além disso, e referindo-me à Educação Física em particular, o ministro tirou uma hora desta disciplina. Em vez de três horas, uma hora num dia e duas noutro, os meninos têm dois dias com uma hora cada. Sinceramente, considero isto criminoso, retirar a crianças em desenvolvimento, que muitas vezes só praticam desporto na escola (e não, correr com os amigos atrás de uma bola não é desporto, é brincar) a possibilidade de aprenderem e aperfeiçoarem diferentes modalidades é criminoso.
A este propósito, lembrei-me de um vídeo que vi há alguns meses, sobre como a escola mata a criatividade. É longo, mas é muito interessante.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Morgan é que sabe


Não sou de Outono

Sou de Verão. Os dias quentes e longos. As roupas frescas e curtas. Ainda estou com tom de férias, mas rapidamente ele vai passar e vai dar lugar a uma cor amarelada, quase adoentada, que vai perdurar até junho. Junho. 9 meses até lá. Pior que o Outono só o inverno. Natal e Passagem de Ano, as festas mais desnecessárias do calendário. Antes comemorar a Nossa Senhora das Dores.
Ser mãe é complicado. Como decidir o que é melhor para eles quando, na maior parte das vezes, nem sabemos o que é melhor para nós? Como fazer opções que mudarão as suas vidas sem incertezas? Como partir-lhes o coração e dizer-lhes que é o melhor para eles? Longe vai o tempo que dar beijinhos e trocar as fraldas era a minha preocupação.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Uma semana decorrida desde o início das aulas e ainda sem três professores.

Os dias vão passando e a matéria não é dada, mas depois os professores têm que dar o programa até ao fim. Está tudo muito bem feito. Sim, senhor.

Gamar com style

Muito bom.

Constante nas suas inconstâncias

Sempre foi constante nas suas inconstâncias. Acordava feliz, almoçava triste, lanchava eufórica, jantava melacólica e deitava-se contente. Como na música, não consigo compreender este estado de ansiedade, insatisfeita, como se soubesse que tudo lhe estava destinado e, enquanto esse fado não se cumprisse, continuaria constante nas suas insconstâncias. Tudo se cumpriria. Hoje, as alegrias e as dificuldades quando chegam é como se lhes tivessem sido anunciadas muito antes de acontecerem. Hoje, já não é constante nas suas inconstâncias. Hoje é apenas e todos os dias - sim, todos os dias - feliz.    

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Das expectativas

Há mais de um ano que a minha filha me pede para ir para a escola sozinha. O caminho a percorrer tem apenas 200 metros e, este ano, decidi que sim, que podia. Ora, a escola começou na segunda-feira. Hoje é quinta. Quando há pouco pedi há minha filha que, ao final da tarde, em vez de esperar por mim, fosse andando para casa, respondeu-me logo oh mãe, fogo, já tive que vir a pé para a escola e agora queres que vá a pé para casa? Andar a pé cansa muito. Senhor, dai-me paciência para aturar pré-adolescentes com expectativas altas que rapidamente saem furadas.

E agora algo muito importante

Gosto que nunca cheires mal dos pés. Ou dos sovacos. Há pessoas que têm essa sorte, mas eu nunca tinha conhecido nenhuma. Enfrentar 40 graus e andar quilómetros sem que odores a queijo ou a caril resolvam aparecer é, sem dúvida, algo que tem que ser comemorado. Tiras as sapatilhas, as meias e eu inspecciono os teus pés. Nada. Ando ali com o nariz à volta dos dedos e... Nada. Passamos aos sovacos. Tiras a camisa e o ritual repete-se. Nada. Como é possível? Não sei. Mas gosto que nunca cheires mal dos pés ou dos sovacos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Nova versão de Nini

Esta é a minha nova versão da letra de "Nini dos meus quinze anos", que Passos Coelho alegremente cantou depois de anunciar aos portugueses que nos ia tramar ainda mais a vida.


Chamava-se Coelho
Era um ganda fedelho
E desgraçava (desgraçava)
Desgraçava-me a mim
Mas isto não tem fim
E eu bufava (bufava)

E desde então se lembro o seu discurso
O gajo é mesmo um urso
Que no governo não havia outro igual
E eu ia manifestar
Pelas ruas a gritar
Pensar que tanta austeridade ainda acabava mal

Batia o coração mais forte que a provocação
E eu manifestava (manifestava)
Sentia uma aflição
Dizer que não, que não
E eu manifestava (manifestava)
 
E desde então se lembro o seu discurso
O gajo é mesmo um urso
Incompetente que nos está a afundar
É tempo de enrijecer
É tempo de enaltecer
Toda a revolta que tem o povo português
É tempo de enrijecer
É tempo de enaltecer
Que a vida passa
Mas um homem se cala sempre assim
Coelho deixa-nos sem xilim
Passos Coelho a cantar Nini

Como? Pode repetir?

Hoje fui pagar os livros escolares da minha filha. 340 euros. Não, não perceberam mal. TRE-ZEN-TOS E QUA-REN-TA EU-ROS. Isto sem o restante material escolar, como capas, cadernos e folhas. E não me venham com histórias que a conta poderia ser bem mais barata. Para cada disciplina há três livros. Dois volumes com a matéria propriamente dita e um outro com actividades. A conta poderia - e deveria - ser bastante mais reduzida se, pelo menos, o tal caderno de actividades não existisse. Lá vamos nós com a velha história de "no meu tempo", mas é mesmo isso. No meu tempo não havia livros de actividades. Os professores davam-nos fotocópias com exercícios ou colocavam-nos nos quadros e nós passávamos para os nossos cadernos. Além de serem um peso brutal na conta bancária tornam-se um peso também para as crianças, que têm que carregar aqueles monos para a escola e na maior parte dos casos nem sequer são tão utilizados assim. Fazendo as contas, sem estes livros, a conta desceria mais de 100 euros.
O negócio é bom para as editoras, mas não percebo como as escolas colocam na lista de livros um caderno com exercícios que podiam muito bem serem elaborados pelos professores. Mas, há tanta coisa a dizer acerca deste assunto que não me chegariam 340 posts.

Os "meus" blogs - Tolan

Quando leio o Tolan, imagino do outro lado do ecrã um homem de 36 anos, casado e com dois filhos. Não vê a Casa dos Segredos, até acho que apenas tem uma vaga ideia do que isso será. Vive rodeado de livros, revistas literárias e jornais. Com certeza será desarrumado, por isso, todas estas publicações estão dispostas por toda a casa, no escritório, no sofá, na mesinha de cabeceira e na casa-de-banho. Quando está a ver um noticiário resmunga sozinho em frente à televisão, vive a injustiça social com fervor e participa em fóruns e noutros blogs que versem esta temática. A Plaft tem que recordar-lhe que é necessário cortar a barba que se arrasta já até ao chão, comer legumes (que detesta) e trocar de roupa. Não por desleixo higiénico, mas porque passa o tempo todo no computador a escrever e as horas passam sem que ele dê por isso. Os filhos não têm televisão no quarto e o Tolan lê-lhes, todas as noites, histórias para crianças mais velhas, o intelecto deles está muito desenvolvido e a Carochinha já não lhes interessa. 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os "meus" blogs - Pipoco mais salgado

A decisão de iniciar um blog foi pensada durante muito tempo. Tinha muita vontade de escrever e partilhar essa escrita. Mente quem afirmar que não se interessa minimamente com as visitas, pois não há razão para se ter um blog se não ambicionarmos que nos vejam e leiam, mesmo aqueles que não têm qualquer publicidade. Mas, os que têm trabalho (sim, porque isto afinal dá trabalho) sem que o blog seja uma das suas fontes de rendimento são os que mais me fascinam. É desses que mais gosto, que, posso mesmo dizer, sou fã. Imagino os seus autores e as suas vidas. Todos fazemos esse exercício de imaginação. Nos próximos dias conheçam, através de mim, os autores dos meus, e de certeza que também são os seus, blogs preferidos. Começamos por aqui:
O Pipoco mais salgado será um homem de rotinas. Conhecer restaurantes novos, que estão na moda não fará muito o seu género. Preferirá as tasquinhas que conhece desde pequeno, restaurantes pouco caros, mas onde se come bem, embora como director-geral de um banco qualquer ganhará balúrdios. Terá muitos almoços de negócios, mas não gosta. O cinismo dessas reuniões à mesa e ter que ser simpático poderá, até, incomodá-lo fisicamente. É solteiro e embora, por vezes, possa parecer distante, as coisas são como são e a verdade é que deverá ser dedicado e correcto com as mulheres. Será, claro, um homem de família, daqueles que almoçam com os pais, os sobrinhos ou os avós aos domingos e leva sempre uma garrafa de vinho.

O início do ano

Não fiques assustada. Eu ainda consigo sentir as borboletas na barriga do dia anterior ao início das aulas. Tal como tu, também eu tinha dúvidas. Como iria correr o ano? Teria dificuldade nalguma disciplina, os professores iriam gostar de mim? A nostalgia de fim do Verão, das férias, da praia e do nada fazer era arrebatadora. Mas, invariavelmente, tudo correria bem. Também a ti tudo irá correr bem.
Vou chamar-te para fazeres os trabalhos de casa e tu vais dizer já vou, mãe. Vou dizer-te para ires dormir porque amanhã tens aulas às 8h20 e tu vais dizer já vou, mãe. Vou acordar-te às 7h15 e pedir para te despachares e ires para o chuveiro e tu vais dizer já vou, mãe. Vou gritar-te não me digas mais já vou, mãe e vai já e tu vais dizer mãe, a sério que já vou, é só mais um bocadinho. E, em junho, depois de nove meses disto, tudo terá corrido bem. As notas serão positivas mas podiam ser melhores. Vou reclamar que tens que ler mais, escrever mais, estudar mais e ver menos telenovelas. Tu prometerás que sim e eu vou dizer então lê este livro que te comprei e tu dirás já vou, mãe.

Não, não fui eu que escrevi

Mas adorava um dia chegar lá:

O limite da algibeira dos portugueses é como a linha do horizonte: por mais que nos aproximemos dele, nunca o atingimos. Passos Coelho e Vítor Gaspar descobriram que, tal como a terra, também a algibeira dos portugueses é redonda.

Ricardo Araújo Pereira

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Às segundas não mais se falará sobre a austeridade e o roubo descarado aos nossos bolsos? Depois de duas semanas de férias, assim que cheguei ao meu local de trabalho as primeiras conversas foram em torno da Casa dos Segredos. Nada sobre as medidas que o Governo pretende implementar. Nada sobre as declarações dos últimos dias. Nada. Quando perguntei a uma colega se já tinha feito contas sobre o que irá perder disse-me que era melhor nem pensar nisso. Não. Temos que pensar, e muito, nisso. Não nos podemos resignar a um destino ditado por pessoas que estão a brincar às marionetas e a fazer experiências com as nossas vidas. Vou perder mais de cem euros por mês. Este dinheiro será transferido para a conta bancária do meu patrão que fará com ele o que bem entender, comprar mais um carro, fazer mais uma viagem de "negócios", decorar outra vez o gabinete. Estavamos a ir tão bem. O eco das manifestações na blogosfera estavam a ser intensos e dá-me gozo ver as imagens, ler os textos. A cada declaração do Coelho e dos seus ministros estava a haver um feedback tão grande nas ruas, nos cafés. Não paremos por causa da Casa dos Segredos. Dizer haja pelo menos alguma coisa para nos distrair não é a forma de garantirmos, pelo menos para os nossos filhos, um futuro decente.

Só falta isto


O regresso

Já me estendi no meu sofá, já comi a minha comida, já dormi na minha cama, na minha almofada. A rotina tem má reputação, culpam-na quando as relações falham, quando as vidas perdem sentido. A rotina tem costas largas. Gosto do cheiro da minha casa, de deixar a minha filha na escola, gosto de trabalhar, de às terças, quartas e sábados ir à ginástica. Gosto das minhas rotinas.

sábado, 15 de setembro de 2012

Feliz 12º

Aquele primeiro momento foi estranho. Romantizei-o durante tantos meses e ali estava ele, cru, rápido, confuso. Disseram-me "aqui está a sua filha". Filha, filha, filha, filha. Às 15h45 de um dia como outro qualquer, tornei-me mãe. A tua mãe.
Olhámo-nos. E sei que, naquele instante, sentimos (espera. Está a tocar o telefone. És tu. Estás a contar que estás a comer um gelado de baunilha e chocolate.) medo. Mas, entre a música que estava a passar no rádio e as conversas entre a anestesista, a parteira, a enfermeira, o ginecologista e a pediatra, também naquele instante, as duas em silêncio, fizemos um pacto. Iríamos crescer juntas, unha com carne, pele com pele.
Esse momento aconteceu há doze anos. Às vezes, ainda olhamo-nos com medo. A vida assusta, às vezes. Mas agora e amanhã, como antes, vem para o meu colo, deixa-me embalar-te, cantar-te uma canção "o mar enrola na areia, ninguém sabe o que ele diz", sentir a tua pele quente. Quando estivermos assim, aninhadas uma na outra, o medo vai passar.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Último dia no Porto Santo. Calças já não entram. Bolo do caco já me sai pelos olhos. Saudade de casa. Mas faltam mais quatro dias. Preguiça. Frustrada com as notícias. Vontade imensa de ir para a rua com cartazes. E é isto.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Porto Santo # 02




Cookiezilla

Os ciúmes toldam-me o raciocínio. Em relação às minhas duas pessoas, há uma regra que não pode ser quebrada: ninguém se pode aproximar em demasia ou, pelo menos, o que para mim é em demasia. Relações familiares foram fragilizadas, já quase andei à pancada e aborreço bastante os lesados, eu sei.
No entanto, não vejo no horizonte forma de ultrapassar este defeito. Calo-me com dificuldade durante um período, mas rapidamente o meu camião enche (um camiãozinho de brincar, diga-se) e explode estragando muito do que está à volta.

sábado, 8 de setembro de 2012

Chega-te a mim. Pede-me que fique, que te abrace. Tu sabes que eu quero que te chegues, que quero ficar, que te quero abraçar. O orgulho é uma vaidade tola. A vida parece suspender-se quando estamos afastados, mas as horas continuam a passar, as refeições continuam a fazer-se, os banhos a tomar-se.
Enquanto as horas passam e eu como e eu tomo banho, a vida está suspensa porque só vivo quando estou contigo.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Hoje deu-me para comer isto # 09


Oh Nikita you will never know, anything about my home
I'll never know how good it feels to hold you
Nikita I need you so
Oh Nikita is the other side of any given line in time
Counting ten tin soldiers in a row
Oh no, Nikita you'll never know

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A puta da enxaqueca

Não há outra forma de a tratar. Quem não a conhece pode pensar que se trata de uma dor de cabeça, talvez mais forte, mas ainda assim uma dor de cabeça. Mas não é. E nem é sintoma de nenhuma outra doença. A enxaqueca é a própria doença.
Faço tratamentos, mezinhas, rezas, acupunctura, tudo o que me disserem para fazer eu faço, mas não há maneira de me ver livre dela. Já me persegue há 22 anos, sem parar. Se durmo mais, se durmo menos, se me enervo, se saio das minhas rotinas alimentares muitos dias, se sinto um perfume que não gosto, tudo pode ser motivo para uma crise. Ontem, lá voltou ela. Nem de férias me deixa em paz. Ai queres apanhar sol o dia todo, hã? Nem pensar. Pega lá uma das fortes, fica a vomitar o dia todo que é para aprenderes a nunca mais te esqueceres de mim.

Porto Santo # 01


No Bar do Henrique

Hoje deu-me para comer isto # 08



Ai bolo do caco gostoso
Com manteiga e bife tenrinho
Porque és tão apetitoso
E me deixas pelo beicinho

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Porto Santo

Porto Santo é um sítio especial. Esta é a primeira vez que cá estou e adoraria ter oportunidade de voltar. A comida, a vila, a praia e o mar são uma equação perfeita para dias em família, descansados e com muitto calor e água quente. Os quilos aumentam, dia após dia, mas haverá tempo para nos preocuparmos em comer mais sopa e mais alface e menos pão e menos lambecas.
Agora vou para a praia mergulhar.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Gosto de estar de férias. Gosto de não estar de férias.

Estar de é bom. É muito bom. Mas, e há sempre um mas, sempre que estou longe de casa sinto falta das pequenas coisas, da almofada, da cama, da comida feita por mim, do meu sofá. A minha vida também me faz falta. A rotina de ir à ginástica, trabalhar, tomar café e pão quente e estaladiço com manteiga na Aurora.
Não me estou a queixar, nada disso. Só estou a verificar, mais uma vez, que a minha vida me preenche, se não, porque outro motivo o regresso nunca me parece penoso? Eu sou aquela chata que, quando está toda a gente triste a fazer as malas para voltar para casa, anda eufórica e toda contente a cantar por todos os lados. E isso também é bom. É muito bom.

domingo, 2 de setembro de 2012

Hoje deu-me para comer isto # 07

Mojito de melancia
Na Praia do Porto Santo
Era o que eu merecia
Nem imaginam o quanto

Vão ser mais cinco quilos
Tenho mesmo a certeza
Só vos digo, meus queridos
Esta vida é uma beleza

Não consegui colocar a foto direita. Mas está bonita na mesma, não está?